sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

 Dia Internacional dos Direitos Humanos – Workshop de confecção de biscoitos (palmiers)


Saquinhos dos Direitos Humanos

Os alunos do Clube Europeu assinalaram o Dia Inte



rnacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), divulgando-os num painel informativo e em saquinhos de biscoitos que foram partilhados com a comunidade escolar.

Relembraram a todos que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris, em 10 de dezembro de 1948, e que este documento estabeleceu, pela primeira vez, os direitos humanos fundamentais a ser protegidos universalmente. Além disso, destacaram que esta data é assinalada com o intuito de promover a defesa dos Direitos Humanos por todo o mundo, independentemente da raça, cor ou religião, do género, da língua, opinião política, da sua origem nacional ou social.

Os alunos pesquisaram e elaboraram  apresentações em PowerPoint/vídeos em plataformas digitais e etiquetas com os Direitos Humanos. Também participaram num divertido workshop de confeção de biscoitos (palmiers) que decorreu no dia 10 de dezembro. Posteriormente, distribuíram os saquinhos dos biscoitos, procurando consciencializar a comunidade educativa para a sua importância e contribuir ativamente para a reflexão sobre este tema.


 

sábado, 1 de novembro de 2025

“PÃO POR DEUS”

 Este ano, os alunos do Clube Europeu decidiram contribuir para dar continuidade a uma manifestação do Património Imaterial português – “Pão por Deus” ou Dia do Bolinho. Alguns alunos do 8º e do 9º anos sugeriram e organizaram as seguintes atividades: decoração de sacos/caixas; exposição de divulgação dos trabalhos realizados e workshop de Bolinhos tradicionais.

Todos começaram por descobrir a origem desta tradição que está relacionada com o antigo costume que se tinha de oferecer alimentos aos defuntos e com um dos dias mais tristes da história de Portugal – o Terramoto de Lisboa, em 1755.

Relembraram que esta é uma tradição caracterizada pela alegria dos que saem pelas ruas, de saco na mão, a pedir os tão esperados bolinhos. Deste modo, prepararam os seus próprios sacos/caixas, decorando-os com motivos alusivos à época.

Também, pesquisaram e selecionaram receitas de Bolinhos tradicionais com a ajuda dos pais e dos avós, tendo elaborado o Painel do Clube Europeu.

Posteriormente, festejou-se antecipadamente o Dia do Bolinho com a realização de um workshop de confeção de bolinhos tradicionais, partilhando com toda a comunidade escolar estes deliciosos bolinhos.

Este ano letivo, a comemoração desta tradição foi muito criativa e animada, tendo constituído uma excelente oportunidade de convívio e de partilha de conhecimentos, experiências e afetos. 
















terça-feira, 21 de outubro de 2025

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

 

O Clube Europeu assinalou o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).concretizando a proposta de atividades de duas alunos do 9º ano: exposição coletiva no Pavilhão principal, partilha de alimentos saudáveis e composição criativa “Monstro Saudável”.

Tendo em conta o lema selecionado pela FAO para este ano “De mãos dadas para uma alimentação melhor e um futuro melhor”, procurou-se consciencializar a comunidade para a importância da colaboração global e do trabalho em conjunto na produção e acesso a uma alimentação saudável e sustentável.

A composição criativa (recorte e colagem) permitiu destacar o papel primordial que os alimentos mais saudáveis assumem numa vida equilibrada e alertar para a necessidade de todos mudarem urgentemente de práticas e de comportamentos.









sábado, 27 de setembro de 2025

ANO LETIVO 2025-2026

  E MAIS UMA VEZ ...O CLUBE EUROPEU VOLTA A ENTRAR EM AÇÃO...



animated-hello-image-0044 
Após uma pequena ausência, o Clube Europeu está de volta para iniciar as suas atividades. Este ano letivo, vamos iniciar de uma forma muito divertida e animada.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

A VOZ DOS AVATARES

Os alunos do Clube Europeu criaram avatares digitais recorrendo às plataformas LightX e Vidnoz AI.

Com o LightX, exploraram ferramentas de edição de imagem, personalizando fotografias de forma criativa. Já o Vidnoz AI permitiu-lhes dar vida aos seus avatares, com animações e voz, tornando a atividade ainda mais dinâmica e inovadora.

Esta experiência foi muito bem recebida pelos alunos, pois permitiu-lhes desenvolver a sua criatividade e competências digitais num contexto educativo. Para além disso, os avatares serviram como meio de expressão para partilharem as atividades que mais apreciaram ao longo do ano letivo no Clube Europeu, promovendo a reflexão sobre a diversidade cultural, a cidadania ativa e o espírito europeu que viveram em grupo.
























sexta-feira, 9 de maio de 2025

Dia da Europa

 

Dia da Europa




Para complementar as atividades realizadas na Escola «Vamos Festejar a Europa!», no âmbito das comemorações do Dia da Europa, e enriquecer ainda mais a compreensão da dimensão europeia, foi organizada uma visita de estudo a Lisboa: aula de cidadania no Centro Jacques Delors e experiência imersiva.

Sendo o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) um local privilegiado para aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento da União Europeia, os direitos e deveres dos cidadãos europeus e os desafios que o continente enfrenta, esta aula de cidadania permitiu aos alunos do Clube Europeu compreenderem melhor o legado de figuras como Robert Schuman e a importância da sua participação ativa na construção de uma Europa mais justa e democrática.

Com a experiência imersiva «Living Van Gogh», foi possível mergulhar na obra de um artista europeu como Van Gogh e descobrir o Reservatório da Mãe d’Água do Aqueduto das Águas Livres, celebrando a riqueza do património cultural comum europeu e a diversidade das expressões artísticas  que moldaram a Europa ao longo dos séculos.

As atividades do Clube Europeu «Vamos Festejar a Europa!»,  que culminaram  com a visita de estudo a Lisboa, foram uma forma dinâmica e envolvente de celebrar o Dia da Europa e honrar o legado da Declaração Schuman, tendo sido uma oportunidade para vivenciar a diversidade cultural, promover a inclusão e fortalecer o sentimento de cidadania europeia num contexto de rica interculturalidade. Ao promover a partilha, a descoberta, a reflexão e a imersão cultural, o Clube Europeu contribuiu ativamente para formar cidadãos europeus conscientes e defensores dos valores da paz.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

«Vamos Festejar a Europa»

 Dia do Agrupamento  – 30 de abril de 2025



Para comemorar o Dia da Europa 2025 e o 75.º aniversário da Declaração Robert Schuman, os alunos do Clube Europeu decidiram propor um conjunto de atividades «Vamos Festejar a Europa!», celebrando a Paz e a Unidade Europeia.

As atividades «Vamos Festejar a Europa!» iniciaram com a participação do Clube Europeu nas comemorações do  Dia do Agrupamento (30 de abril de 2025). Foi um dia repleto de atividades enriquecedoras e que se enquadraram perfeitamente no tema selecionado para este ano letivo «Diversidade e inclusão: cidadania europeia num contexto de interculturalidade».

O Dia da Europa, 9 de maio, marca o aniversário da Declaração Schuman, que lançou as bases para da União Europeia. Em tempos de divisões e conflitos na Europa, Robert Schuman propôs uma forma de cooperação, assente na partilha de interesses económicos para garantir uma paz duradoura.

Na Sala da Europa, disponibilizaram-se diversos jogos «À Descoberta da Europa» que proporcionaram a todos a oportunidade de conhecerem a geografia, a história, a cultura e os costumes dos diferentes países europeus, procurando despertar a curiosidade e o interesse pela Europa e fomentar um sentimento de pertença a um espaço comum. Estes jogos promoveram a interação, o trabalho em equipa e a descoberta da riqueza que reside na variedade.

No Cantinho da Europa, todos puderam realizar fotos criativas sobre a bandeira azul da Europa, rodeados pelo círculo das suas 12 estrelas douradas, que representa os ideais da solidariedade, harmonia, perfeição e união entre os povos da Europa, demonstrando assim o sentimento de pertença e o respeito pelos valores europeus.

Além disso, foi elaborado num painel  «Ser europeu…» que incentivou a expressão individual e a reflexão coletiva sobre a identidade europeia e o significado de ser cidadão europeu, contribuindo para a construção de uma cidadania europeia mais inclusiva e consciente.

Também foi realizada a partilha de especialidades europeias, tendo os alunos do Clube Europeu vivenciado a experiência de confecionar «crepes» e outras especialidades típicas de diferentes países, explorando a riqueza gastronómica e cultural da União Europeia.







terça-feira, 11 de março de 2025

Dia Internacional das Mulheres

Dia Internacional das Mulheres – 8 de março de 2025






O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, foi a data que inspirou os alunos do Clube Europeu na organização de diversas atividades educativas e criativas:  pesquisa, apresentação dos trabalhos seguida de debate, exposição de cartazes informativos/apelativos e distribuição de lembranças com mensagens de igualdade e reconhecimento ou frases icónicas de mulheres inspiradoras.

Este ano, tendo em conta o tema geral   «Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, poder.» instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), as atividades procuraram, além de comemorar e relembrar a luta histórica das mulheres por direitos iguais, promover a equidade de género, destacando a  inclusão e o respeito,  e sensibilizar a comunidade escolar para várias temáticas - o papel da mulher na sociedade, a liderança e o empreendedorismo feminino, os estereótipos e rótulos sociais, autoestima, violência, discriminação e exploração. Assim, também pretendiam contribuir para a formação da próxima geração, especialmente das jovens adolescentes, tornando-a mais autónoma e poderosa. 




Histórico

Esta data reconhecida pela ONU tem raízes nas lutas femininas do século XX por melhores condições de trabalho, direitos políticos e igualdade social. A ativista alemã Clara Zetkin foi uma das responsáveis pela oficialização da data, proposta em 1910 na Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. Desde o ano de 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu este dia, como o Dia Internacional da Mulher.




Pequim 

O ano de 2025 representa, também, um momento crucial uma vez que assinala o 30.º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim. Este documento continua a ser o mais progressivo e amplamente divulgado no que respeita aos direitos das mulheres e jovens em todo o mundo. Ele transformou a agenda dos direitos das mulheres, influenciando áreas como proteção legal, acesso a serviços, envolvimento juvenil e a mudança de normas sociais e estereótipos.

Situação atual

António Guterres ressaltou que desde a histórica Declaração de Pequim, as mulheres “quebraram barreiras e remodelaram sociedades”, mas destacou  que: 612 milhões de mulheres e meninas vivem à sombra de conflitos armados, onde os seus direitos são muitas vezes considerados “dispensáveis”; menos de dois terços das mulheres em todo o mundo participam no mercado de trabalho; e  que , quando o fazem, ganham muito menos que os homens.
























segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Dia de S. Valentim

 


Seguindo a proposta de vários elementos do Clube Europeu, os alunos decidiram comemorar o Dia de S. Valentim em conjunto com outras turmas do Agrupamento.

Procuraram promover a reflexão sobre a importância do respeito e a da aceitação das diferenças, destacando a riqueza da diversidade cultural  e a importância dos valores europeus da igualdade,  do respeito e  da não discriminação na construção  de uma sociedade mais inclusiva e tolerante.

Para isso, elaboraram um painel de exposição, divulgando as tradições de S. Valentim em diversos países europeus  e exemplos de vários casais interculturais  de diferentes origens  e orientações sexuais/religiosas, procurando apelar  à  consciencialização e  à promoção do respeito/aceitação das diferenças. Também foi realizada uma sessão de cinema e um lanche intercultural de S. Valentim.

Assim, todos festejaram este dia na Escola com alegria e participaram em atividades que celebraram o amor em suas diversas formas.














  Dia Internacional dos Direitos Humanos  – Workshop de confecção  de biscoitos (palmiers) Saquinhos dos Direitos Humanos Os alunos do Clu...