sábado, 4 de fevereiro de 2023

Dia Mundial das Zonas Húmidas


Dia Mundial das Zonas Húmidas - 2 de fevereiro

Os alunos do Clube Europeu, demonstrando a sua constante preocupação com os problemas ambientais, selecionaram o Dia Mundial das Zonas Húmidas para abordar estas temáticas, procurando sensibilizar para a proteção destas zonas e sublinhar a sua importância para a existência de vida no nosso planeta. Assim decidiram descobrir, numa visita orientada por uma técnica do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no dia 2 de fevereiro, a zona húmida mais próxima da Escola – o polje Mira-Minde (Ramsar 1616).



As zonas húmidas são áreas terrestres saturadas de água ou inundadas permanente ou sazonalmente que estabelecem a ligação entre a terra e a água, sendo locais de grande importância na regulação do ciclo hidrológico, na preservação da biodiversidade ambiental e na protecção contra fenómenos extremos (inundações, tempestades, etc.), contribuindo de forma significativa para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A nível mundial, verificou–se que estas zonas estão a desaparecer três vezes mais rapidamente do que as florestas.

Portugal possui atualmente 31 zonas húmidas (18 no território continental e 13 nas regiões autónomas) classificadas ao abrigo da Convenção sobre Zonas Húmidas/Ramsar, desde estuários, sapais e pauis até lagoas em altitude e turfeiras. Segundo dados divulgados pelo ICNF, 77% dos habitats relacionados com as zonas húmidas de Portugal encontram-se degradados, devido à ação das alterações climáticas, da poluição e do ser humano.


Seguindo o lema deste ano «É tempo de restaurar as Zonas Húmidas», os alunos do Clube Europeu munidos com as suas coloridas galochas, puderam descobrir as massas de água que surgem nesta época no polje Mira-Minde e a sua biodiversidade, compreendendo a sua importância no panorama das alterações climáticas.





OPINIÃO DOS ALUNOS


«Na nossa opinião, gostamos muito da visita, principalmente de ver os girinos de sapos-de-unha-negra e de tritão e de perceber a importância das zonas húmidas. Também achámos a visita muito educativa e interessante.»

Diana e Marta 8ºA

«Para mim, esta visita foi muito intuitiva, divertida e interessante. A parte de que mais gostei foi aquela em que a Técnica do ICNF, Sofia Quaresma, falou sobre o Polje, porque eu gostei de saber mais sobre esta zona que está próxima da minha escola.»  😊  

Miguel 8ºA








Sem comentários:

Pão por Deus

  “Pão por Deus” Este ano, os alunos do Clube Europeu decidiram contribuir para dar continuidade a uma manifestação do Património Imateria...