terça-feira, 17 de dezembro de 2019

BOAS FESTAS



“AURAS” ÀS SOLTAS NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PORTO DE MÓS

Hoje, a Realidade Aumentada (RA) invadiu a exposição “Natal Mais Natural” organizada pelo Clube Europeu em parceria com as disciplinas de Português, Inglês e Educação Moral  Religiosa e Católica, no Pavilhão Principal da Escola Secundária de Porto de Mós.

A comunidade educativa, após a instalação da aplicação HP Reveal no seu telemóvel, teve a oportunidade de descobrir as mensagens ocultas “auras” que estavam escondidas nos presentes de Natal.








segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

NATAL AMIGO DO AMBIENTE


Incentivar ao consumo consciente (preferência de produtos regionais ou nacionais, escolha de presentes de Natal ecológicos); à redução do desperdício alimentar e dos resíduos; à prática da separação/reutilização /reciclagem dos resíduos orgânicos e dos resíduos recicláveis, etc.
















sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

PROJETO - NATAL MAIS NATURAL


No sentido de consciencializar toda a comunidade para a importância de adotar hábitos saudáveis e atitudes ambientalmente conscientes na época natalícia, foi implementado o projeto «Natal mais Natural», em parceria com as disciplinas de Português/Inglês/Educação religiosa e moral católica (7º e 8º anos). Deste modo, através de todo um processo de cooperação educativa, foi apresentada a Árvore de Natal do Clube Europeu com decorações com motivos naturais, apelando aos verdadeiros valores e procurando criar um ambiente mais atrativo e harmonioso, no pavilhão principal da Escola. 










Procurou-se também com a realização de um painel e de umas caixas presentes, que os alunos realizaram usando elementos recicláveis (embalagem de cartão/papel de revistas/jornais…), incentivar ao consumo consciente (preferência de produtos regionais ou nacionais, escolha de presentes de Natal ecológicos); à redução do desperdício alimentar e dos resíduos; à prática da separação/reutilização /reciclagem dos resíduos orgânicos e dos resíduos recicláveis, etc. 








quinta-feira, 28 de novembro de 2019

CLUBE EUROPEU NO IV ENCONTRO NACIONAL


As professoras - Ana Paula Carreira e Natércia Arqueiro - do Clube Europeu da Escola Secundária de Porto de Mós participaram no IV Encontro Nacional dos Clubes Europeus, dia 27 de novembro, que decorreu no Auditório da Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa.
O IV Encontro Nacional dos Clubes Europeus, organizado Direção-Geral da Educação, reuniu membros dos Clubes Europeus de todo o país, para uma reflexão conjunta sobre vários temas, e deu especial destaque ao trabalho desenvolvido pelo Clube Europeu da Escola Secundária de Porto de Mós , tendo reconhecido que “Os resultados provenientes do projeto apresentado são um importante contributo para  exemplos de boas práticas desenvolvidas na RNCE, as quais se coadunam com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e com o Perfil do Aluno, contribuindo para o envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores europeus.” Deste modo, foi um momento de debate e troca de experiências que incluiu uma exposição de cartazes elaborados pelos diversos Clubes e a apresentação de um painel temático, enquadrado na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), nomeadamente no domínio das Instituições e Participação Democrática, e interligado com vários outros domínios: “Alterações Climáticas, um desafio para a Europa”.










terça-feira, 5 de novembro de 2019

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis


Aprender com o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis celebra-se anualmente a 8 de novembro nos estados-membros da União Europeia. A data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa.
Este dia insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta da Comissão para combater a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico. De facto, é na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida. Na União Europeia, metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar tem excesso de peso. Os jovens com excesso de peso tendem a conservá-lo na idade adulta e têm mais probabilidades de se tornarem obesos.

Para manter hábitos saudáveis na alimentação, recomenda-se:
• tomar o pequeno-almoço todos os dias;
• comer de 3 em 3 horas;
• comer 5 peças de fruta/legumes por dia;
• beber uma boa quantidade diária de água;
• usar menos sal e açúcar nas refeições.






terça-feira, 29 de outubro de 2019

"Pão por Deus"


Este ano, os alunos do Clube Europeu contribuíram para dar continuidade a uma manifestação do Património Imaterial português – “Pão por Deus” ou Dia do Bolinho. Começaram por descobrir a origem desta tradição que está relacionada com o antigo costume que se tinha de oferecer alimentos aos defuntos e com um dos dias mais tristes da história de Portugal – o Terramoto de Lisboa, em 1755.
A referência a esta catástrofe natural, que causou graves problemas de extrema pobreza, proporcionou importantes momentos de reflexão sobre a temática das alterações climáticas, relembrando que elas sempre estiveram presentes no nosso planeta, mas que atualmente, devido ao aquecimento global, a ocorrência de eventos climáticos extremos tem vindo a aumentar. Também foi referido que alguns estudos geológicos já detetaram que as mudanças climáticas podem ser responsáveis por potencializar o movimento das placas tectónicas, originando terramotos que acarretam consequências dramáticas.
De seguida, todos festejaram antecipadamente o Dia do Bolinho e participaram ativamente na divulgação da génese desta tradição e num workshop de confeção de bolinhos tradicionais, partilhando com toda a comunidade escolar estes deliciosos bolinhos em sacos de papel com a história do “Pão por Deus”.
Deste modo, a comemoração desta tradição foi muito animada e alegre, tendo constituído uma excelente oportunidade de convívio e de partilha de conhecimentos, experiências e sensações.




















Opiniões dos alunos:

No dia do bolinho, na atividade feita por nós alunos, comemos muita muita muita massa de bolinho e muitos bolinhos já preparados. Foi uma atividade nova para nós, gostamos muito e gostaríamos de repetir. Ficamos a saber, também, como se fazem os bolinhos e ficamos  também a saber a história do dia do bolinho de Portugal! A decoração foi muito gira e também ficamos a saber que existem várias receitas de bolinhos mas só uma muito saborosa, a nossa!

Ricardo Pereira e Guilherme Miranda 7ºA



Eu gostei de participar no Dia do Bolinho porque foi diferente e criativo. Eu nunca tinha participado neste tipo de atividade. Gostei muito e espero repetir para o ano.

Marine Baumgartner 8ºE nº18



Gostei muito do dia do bolinho porque comi muitos doces e gostei da decoração.
Ricardo, 8º E

Eu gostei muito deste dia principalmente da massa e dos bolos! Não foi a primeira vez que faço bolos e amassar a massa, mas foi mais divertido porque fiz isso com os meus amigos. No próximo ano quero comer mais massa e bolo com os meus amiguinhos e os professores!!!

ye sofia, 7ºA


Nesta atividade, do dia do bolinho, espalhei farinha nos tabuleiros, amassei a massa, fiz o formato dos bolinhos, pincelei com ovo ,coloquei as nozes e outros frutos secos e houve momentos de brincadeira. Gostei bastante e adoraria voltar a realizar esta atividade. FELIZ DIA DO BOLINHO!

Inês Simão 7ºA nº 9






sexta-feira, 25 de outubro de 2019

ORIGEM DO DIA DO "PÃO POR DEUS"/ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Este ano, os alunos do Clube Europeu vão contribuir para dar continuidade a uma manifestação do Património Imaterial português - “Pão por Deus” ou Dia do Bolinho, começando por descobrir a origem desta tradição.

Dia do "Pão por Deus"

«Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus" de porta em porta. Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756, um ano após o terremoto que destruiu Lisboa em 1 de novembro de 1755. Nesse evento, morreram milhares de pessoas e a população da cidade - na sua maioria pobre - ainda mais pobre ficou. Como a data deste sismo coincidiu com uma data com significado religioso (1 de novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram. As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: "Pão por Deus". Esta tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada neste dia e tendo-se propagado gradualmente a todo o país.»

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Clube Europeu a comemorar o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Alterações climáticas /produção alimentar- Alimentação
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 

                                 PREFIRA ALIMENTOS SAUDÁVEIS

 O Clube Europeu assinalou o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro),  estabelecendo uma relação entre as alterações climáticas e a produção alimentar. Deste modo, em colaboração com a Educação Inclusiva e a disciplina de Ciências Naturais (9º ano), foram realizadas várias atividades: exposição coletiva no Pavilhão principal, banca de alimentos saudáveis e composição criativa “Retrato Saudável”.
Tendo em conta o lema selecionado pela FAO para este ano “As nossas ações são o nosso futuro”, procurou-se consciencializar a comunidade para a importância de criar hábitos de vida saudáveis e de desenvolver uma verdadeira consciência ambiental.
A composição criativa (recorte e colagem), inspirada no quadro de Arcimboldo Vertumnus, antigo deus romano da vegetação e da transformação, permitiu destacar o papel primordial que os vegetais/frutos assumem numa alimentação equilibrada e alertar para a necessidade de todos mudarem urgentemente de práticas e de comportamentos.    


Opiniões dos alunos:

Olá, eu sou a Inês Simão do 7 º A
Participei numa atividade do clube europeu sobre o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO e adorei. Fiz espetadas de fruta, fiz bolos saudáveis na escola e tudo correu lindamente. Eu e os meus colegas adorámos ,alimentamos os nossos colegas  com comida e doces saudáveis. VEM TAMBÉM PARTICIPAR!
























Pão por Deus

  “Pão por Deus” Este ano, os alunos do Clube Europeu decidiram contribuir para dar continuidade a uma manifestação do Património Imateria...