quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Natal

 

Na quadra natalícia, os alunos do Clube Europeu em conjunto com várias turmas do Agrupamento das disciplinas de Português, Inglês e Francês participaram no projeto «Feliz Natal»,  procurando viver o espírito do Natal e criar momentos de afetividade, alegria e partilha.

Todas as atividades desenvolvidas tiveram como ponto de partida a singular exposição da talentosa Joana Vasconcelos “Plug-in” que os alunos visitaram no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em dezembro. Através da exploração das obras desta famosa artista, abordaram-se e discutiram-se várias noções e dicotomias:  artesanal/industrial, privado/público, tradição/modernidade e cultura popular/cultura erudita.

 

 


Seguindo a base do seu principal conceito – a portugalidade - e dando destaque aos seus elementos inspiradores (família,cultura e país), os alunos decidiram valorizar o conhecimento e criatividade das gerações femininas anteriores com o uso do crochet como elo de ligação entre todos os elementos natalícios, trazendo assim o universo doméstico das suas famílias para a escola e envolvendo ativamente a comunidade escolar de várias gerações no processo criativo.

Ninguém duvida de que a arte do crochet é intemporal e está ligada à afetividade, pois fez parte integrante das famílias portuguesas que a transmitiam às gerações mais jovens, num ato de verdadeiro amor. Este saber-fazer, passado de geração em geração, conserva as memórias e os valores culturais do nosso país

Os alunos selecionaram para fonte de inspiração uma das obras da série Valquíria, iniciada em 2004, a monumental “Material Girl”, realizada em tons rosa e ornamentada com crochet, tecidos e luzes LED. Tal como esta artista plástica portuguesa ilumina Lisboa com as suas magníficas obras também os alunos iluminaram a sua escola com as suas criativas decorações de Natal que reativaram memórias ligadas à afetividade.

Além disso, os alunos decidiram transmitir mensagens de esperança e  elaborar as decorações natalícias reutilizando diversos materiais e objetos do quotidiano, alterando a sua função original. Assim, procuraram sensibilizar a comunidade em geral para os valores e contribuir para incentivar a reflexão e a ação em prol de um mundo mais justo e sustentável.

Através de todo um processo de cooperação educativa, apresentaram a Árvore de Natal do Clube Europeu, apelando para os verdadeiros valores do Natal e da União Europeia e procurando criar um ambiente mais harmonioso e festivo, no pavilhão principal da Escola.                                         








Sem comentários:

Natal

  Na quadra natalícia, os alunos do Clube Europeu em conjunto com várias turmas do Agrupamento das disciplinas de Português, Inglês e Francê...