quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Visita de Estudo a Praga - Clube Europeu de Porto de Mós

https://pt.slideshare.net/secret/EjKVltthqXnR3L

O Clube Europeu da Escola Secundária de Porto de Mós realizou, entre os dias 4 e 7 de fevereiro, uma viagem a Praga, a capital da República Checa, cuja beleza e singularidade deixou memórias bem queridas em todos os que participaram. Foram visitados diversos lugares conhecidos, desde o centro histórico da cidade até ao bairro judeu, passando por todas as ruas únicas e cheias de vida que este lugar tem para oferecer.
No decurso dos (quase) quatro dias fora do país, os sentimentos foram sobretudo de encanto, felicidade e muita diversão, ao passearmos por Praga e depararmo-nos com toda a animação desta célebre capital europeia, que, segundo notámos, tem uma qualidade de vida elevada, apesar dos tempos passados em que esteve sob um regime comunista. Muitos dos factos e curiosidades importantes sobre o povo, a cultura e a história da República Checa foram-nos explicados pela nossa simpática guia, de nacionalidade checa, que falava português do Brasil e que nos ajudou a compreender melhor o contexto da cidade onde nos encontrámos. De facto, foi uma visita deveras agradável e que todos adoraram.
Praga é, acima de tudo, uma cidade cheia de contrastes em termos de arquitetura, arte e costumes, devido a todas as influências alemãs e russas. Junto ao nosso hotel, Amarílis, a Praça Venceslau, com os seus edifícios em tons de pastel de diferentes épocas históricas, transmite a sensação de um povo culturalmente rico e diversificado. Quanto às opiniões sobre a comida típica do centro da Europa, elas dividiram-se, embora a doçaria checa tenha muito para nos oferecer.
De entre os lugares que visitámos, destacamos a Praça Venceslau, a ponte Carlos (especialmente à noite, toda iluminada), diversas ruas conhecidas, o bairro judeu, o Castelo de Praga, o monte Petrin e a Catedral de S. Vito, para além de outras atrações que nos deixaram encantados e com muitas recordações.  Andámos principalmente de metro e de  elétrico, vivendo o quotidiano da maioria dos checos nestes dias fora, mas também andámos bastante a pé, o que foi agradável considerando o tempo que esteve que, embora frio, foi suficientemente bom. Deste modo, pudemos ver de perto os hábitos e costumes checos, por vezes, tão diferentes dos nossos. Foi uma experiência única que nos deu a conhecer a vida de europeus, tal como nós, noutra região deste continente. Não obstante as diferenças culturais, todos estamos unidos pela União Europeia e por princípios comuns, como o Direito Europeu infere.

Em suma, foi uma viagem incrível e maravilhosa, que nos incutiu conceitos de cidadania europeia e que nos ensinou bastante sobre a cultura de um dos povos da União Europeia.





Sem comentários:

Natal

  Na quadra natalícia, os alunos do Clube Europeu em conjunto com várias turmas do Agrupamento das disciplinas de Português, Inglês e Francê...