quinta-feira, 2 de novembro de 2023

 DIA DO BOLINHO - VOZ AOS ALUNOS

“Pão por Deus”


Este ano, os alunos do Clube Europeu decidiram contribuir para dar continuidade a uma manifestação do Património Imaterial português – “Pão por Deus” ou Dia do Bolinho. Começaram por descobrir a origem desta tradição que está relacionada com o antigo costume que se tinha de oferecer alimentos aos defuntos e com um dos dias mais tristes da história de Portugal – o Terramoto de Lisboa, em 1755. Também, pesquisaram e selecionaram receitas de Bolinhos tradicionais, tendo elaborado o Painel do Clube Europeu.


Posteriormente, todos festejaram antecipadamente o Dia do Bolinho e participaram ativamente na divulgação da génese desta tradição e num workshop de confeção de bolinhos tradicionais, partilhando com toda a comunidade escolar estes deliciosos bolinhos em sacos de papel personalizados, que deram voz às mensagens dos nossos alunos, apresentando  a história do “Pão por Deus” e divulgando o tema deste ano letivo «Eleições Europeias 2024».




Deste modo, a comemoração desta tradição foi muito animada e alegre, tendo constituído uma excelente oportunidade de convívio e de partilha de conhecimentos, experiências e sensações.

Sem comentários:

Natal

  Na quadra natalícia, os alunos do Clube Europeu em conjunto com várias turmas do Agrupamento das disciplinas de Português, Inglês e Francê...